quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Plano de Curso

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
Curso de Letras - Campus de Porto Nacional
Disciplina: Semântica
Período: 6º - 2º semestre / 2009
Profª Juscéia Aparecida Veiga Garbelini
(jusceia@uft.edu.br)

CRONOGRAMA
Encontro 01

1.1 Apresentação do plano de curso
1.2 Situar os estudos semânticos no campo dos estudos da linguagem

Encontro 02

1.2.1 O sentido e a linguagem
1.2.2 A semântica enquanto disciplina lingüística
1.2.3 O objeto da semântica

Protocolo de leitura
Atividade individual:
leitura do cap. 1 – O campo da semântica , em Semântica Formal , (Oliveira , 2001)
Questões de trabalho (entrega- encontro 03)

Encontro 03

Abordagem referencial - a Semântica Formal
Protocolo de leitura
Atividade individual: leitura do capítulo 3 – Significado: sentido e referência, em Semântica Formal (Oliveira, 2001)
Questões de trabalho – entrega no encontro 04

Encontro 04

Sentido e Referência
Protocolo de leitura : Hiponímia e acarretamento/síntese de conceitos.
Manual de Semântica, de Márcia Cançado (2005), pp.27/31.


Encontro 05

Hiponímia e acarretamento

Protocolo : questões de trabalho, pp.31/33

Encontro 06

Questões de trabalho
Protocolo de leitura : síntese do conceito, pp.33/39

Encontro 07

Pressuposição

Protocolo : questões de trabalho, pp. 39/41
Encontro 08

Questões de trabalho
Protocolo de leitura : Sinonímia e paráfrase/ síntese de conceitos.

Encontro 09

Sinonímia e paráfrase
Questões de trabalho
Protocolo de leitura : síntese dos conceitos, pp. 47/50

Encontros 10

Antonímia e contradição
Ambigüidade
Questões de trabalho
Protocolo de leitura : síntese dos conceitos, pp. 52/57

Encontro 11

Anomalia
Dêixis e anáfora
Questões de trabalho

Protocolo de leitura : síntese dos conceitos, pp. 94/98

Encontro 12

Protótipos
Protocolo de leitura : síntese dos conceitos, pp. 99/107

Encontro 13

Questões de trabalho

Encontro 14

Metáforas
Protocolo de leitura : síntese dos conceitos, pp. 112/117

Encontro 15

Questões de trabalho

Encontro 16

Papéis temáticos
Protocolo de leitura : síntese dos conceitos, pp. 118/124

Encontro 17

Atividades de avaliação

Encontro 18

Refacção das atividades de avaliação




CURSO DE LETRAS – CAMPUS DE PORTO NACIONAL
Disciplina : Semântica
Profª Drª Juscéia Aparecida Veiga Garbelini
Período: 6º (Matutino) – 2º semestre 2009
Ementa: Fundamentos do significado e da produção de sentidos. Abordagem referencial. Abordagem mentalista . Papéis temáticos

Objetivo geral: situar a semântica como parte de uma teoria lingüística geral e explicitar suas tarefas; apresentar, discutir e trabalhar com as noções semânticas fundamentais a partir de diferentes modelos.

Conteúdo programático: unidades e subunidades
1.Introdução à semântica
1.1 O sentido e a linguagem
1.2 A semântica enquanto disciplina lingüística
1.3 O objeto da semântica
2. Semântica da referência
2.1 Sentido e referência
2.2 Acarretamento e pressuposição
2.3 Sinonímia e paráfrase
2.4 Antonímia e contradição
2.5 Ambigüidade
2.6 Anomalia, dêixis e anáfora
2.7 Relações de escopo
3. Abordagem mentalista
3.1 Protótipos e metáforas
4. Papéis temáticos
_______________________________________________________________________________________________________
Metodologia

Aulas expositivas, discussões temáticas, trabalhos individuais e em grupo para resolução de questões explorando temas semânticos.
_______________________________________________________________________________________________________
Avaliação

Formativa e somativa: questões de trabalho; protocolos de leitura; elaboração de resumos; resolução de exercícios; verificação escrita.

_______________________________________________________________________________________________________

Bibliografia

CANÇADO, M. Manual de Semântica. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2005
ILARI & GERALDI. Semântica. São Paulo: Ática, 1985.
GUIMARÃES, E. Os limites do sentido: um estudo histórico e enunciativo da linguagem. São Paulo: Pontes, 2002.
MÜLLER, A.L. & VIOTTI, E. Semântica formal. In: FIORIN, J.L. (ORG.). Introdução à lingüística II – Princípios de análise. São Paulo:Contexto, 2003.
OLIVEIRA, R. Semântica Formal: uma breve introdução.Campinas: Mercado das Letras, 2001


Um comentário:

  1. Querida Moara:

    Traçamos como objetivos para esta monitoria: propiciar aprofundamento teórico em Semântica e práticas em atividades docentes, bem como colaborar na realização de atividades teórico-analíticas em classe e extraclasse para uma consolidação teórica e habilidades interacionais para o futuro exercício docente. Você os cumpriu com eficiência, parabéns!

    ResponderExcluir