UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
Curso de Letras - Campus de Porto Nacional
Disciplina: Semântica
Período: 6º - 2º semestre / 2009
Profª Juscéia Aparecida Veiga Garbelini (jusceia@uft.edu.br)
CRONOGRAMA
Curso de Letras - Campus de Porto Nacional
Disciplina: Semântica
Período: 6º - 2º semestre / 2009
Profª Juscéia Aparecida Veiga Garbelini (jusceia@uft.edu.br)
CRONOGRAMA
Encontro 01
1.1 Apresentação do plano de curso
1.2 Situar os estudos semânticos no campo dos estudos da linguagem
Encontro 02
1.2.1 O sentido e a linguagem
1.2.2 A semântica enquanto disciplina lingüística
1.2.3 O objeto da semântica
Protocolo de leitura
1.1 Apresentação do plano de curso
1.2 Situar os estudos semânticos no campo dos estudos da linguagem
Encontro 02
1.2.1 O sentido e a linguagem
1.2.2 A semântica enquanto disciplina lingüística
1.2.3 O objeto da semântica
Protocolo de leitura
Atividade individual:
leitura do cap. 1 – O campo da semântica , em Semântica Formal , (Oliveira , 2001)
Questões de trabalho (entrega- encontro 03)
Encontro 03
Abordagem referencial - a Semântica Formal
Protocolo de leitura
Atividade individual: leitura do capítulo 3 – Significado: sentido e referência, em Semântica Formal (Oliveira, 2001)
Questões de trabalho – entrega no encontro 04
Encontro 04
Sentido e Referência
Protocolo de leitura : Hiponímia e acarretamento/síntese de conceitos.
Manual de Semântica, de Márcia Cançado (2005), pp.27/31.
Encontro 05
Hiponímia e acarretamento
Protocolo : questões de trabalho, pp.31/33
Encontro 06
Questões de trabalho
Protocolo de leitura : síntese do conceito, pp.33/39
Encontro 07
Pressuposição
Protocolo : questões de trabalho, pp. 39/41
Encontro 08
Questões de trabalho
Protocolo de leitura : Sinonímia e paráfrase/ síntese de conceitos.
Encontro 09
Sinonímia e paráfrase
Questões de trabalho
Protocolo de leitura : síntese dos conceitos, pp. 47/50
Encontros 10
Antonímia e contradição
Ambigüidade
Questões de trabalho
Protocolo de leitura : síntese dos conceitos, pp. 52/57
Encontro 11
Anomalia
Dêixis e anáfora
Questões de trabalho
Protocolo de leitura : síntese dos conceitos, pp. 94/98
Encontro 12
Protótipos
Protocolo de leitura : síntese dos conceitos, pp. 99/107
Encontro 13
Questões de trabalho
Encontro 14
Metáforas
Protocolo de leitura : síntese dos conceitos, pp. 112/117
Encontro 15
Questões de trabalho
Encontro 16
Papéis temáticos
Protocolo de leitura : síntese dos conceitos, pp. 118/124
Encontro 17
Atividades de avaliação
Encontro 18
Refacção das atividades de avaliação
CURSO DE LETRAS – CAMPUS DE PORTO NACIONAL
Disciplina : Semântica
Profª Drª Juscéia Aparecida Veiga Garbelini
Período: 6º (Matutino) – 2º semestre 2009
Ementa: Fundamentos do significado e da produção de sentidos. Abordagem referencial. Abordagem mentalista . Papéis temáticos
Objetivo geral: situar a semântica como parte de uma teoria lingüística geral e explicitar suas tarefas; apresentar, discutir e trabalhar com as noções semânticas fundamentais a partir de diferentes modelos.
Conteúdo programático: unidades e subunidades
1.Introdução à semântica
1.1 O sentido e a linguagem
1.2 A semântica enquanto disciplina lingüística
1.3 O objeto da semântica
2. Semântica da referência
2.1 Sentido e referência
2.2 Acarretamento e pressuposição
2.3 Sinonímia e paráfrase
2.4 Antonímia e contradição
2.5 Ambigüidade
2.6 Anomalia, dêixis e anáfora
2.7 Relações de escopo
3. Abordagem mentalista
3.1 Protótipos e metáforas
4. Papéis temáticos
_______________________________________________________________________________________________________
Metodologia
Aulas expositivas, discussões temáticas, trabalhos individuais e em grupo para resolução de questões explorando temas semânticos.
_______________________________________________________________________________________________________
Avaliação
Formativa e somativa: questões de trabalho; protocolos de leitura; elaboração de resumos; resolução de exercícios; verificação escrita.
_______________________________________________________________________________________________________
Bibliografia
CANÇADO, M. Manual de Semântica. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2005
ILARI & GERALDI. Semântica. São Paulo: Ática, 1985.
GUIMARÃES, E. Os limites do sentido: um estudo histórico e enunciativo da linguagem. São Paulo: Pontes, 2002.
MÜLLER, A.L. & VIOTTI, E. Semântica formal. In: FIORIN, J.L. (ORG.). Introdução à lingüística II – Princípios de análise. São Paulo:Contexto, 2003.
OLIVEIRA, R. Semântica Formal: uma breve introdução.Campinas: Mercado das Letras, 2001
leitura do cap. 1 – O campo da semântica , em Semântica Formal , (Oliveira , 2001)
Questões de trabalho (entrega- encontro 03)
Encontro 03
Abordagem referencial - a Semântica Formal
Protocolo de leitura
Atividade individual: leitura do capítulo 3 – Significado: sentido e referência, em Semântica Formal (Oliveira, 2001)
Questões de trabalho – entrega no encontro 04
Encontro 04
Sentido e Referência
Protocolo de leitura : Hiponímia e acarretamento/síntese de conceitos.
Manual de Semântica, de Márcia Cançado (2005), pp.27/31.
Encontro 05
Hiponímia e acarretamento
Protocolo : questões de trabalho, pp.31/33
Encontro 06
Questões de trabalho
Protocolo de leitura : síntese do conceito, pp.33/39
Encontro 07
Pressuposição
Protocolo : questões de trabalho, pp. 39/41
Encontro 08
Questões de trabalho
Protocolo de leitura : Sinonímia e paráfrase/ síntese de conceitos.
Encontro 09
Sinonímia e paráfrase
Questões de trabalho
Protocolo de leitura : síntese dos conceitos, pp. 47/50
Encontros 10
Antonímia e contradição
Ambigüidade
Questões de trabalho
Protocolo de leitura : síntese dos conceitos, pp. 52/57
Encontro 11
Anomalia
Dêixis e anáfora
Questões de trabalho
Protocolo de leitura : síntese dos conceitos, pp. 94/98
Encontro 12
Protótipos
Protocolo de leitura : síntese dos conceitos, pp. 99/107
Encontro 13
Questões de trabalho
Encontro 14
Metáforas
Protocolo de leitura : síntese dos conceitos, pp. 112/117
Encontro 15
Questões de trabalho
Encontro 16
Papéis temáticos
Protocolo de leitura : síntese dos conceitos, pp. 118/124
Encontro 17
Atividades de avaliação
Encontro 18
Refacção das atividades de avaliação
CURSO DE LETRAS – CAMPUS DE PORTO NACIONAL
Disciplina : Semântica
Profª Drª Juscéia Aparecida Veiga Garbelini
Período: 6º (Matutino) – 2º semestre 2009
Ementa: Fundamentos do significado e da produção de sentidos. Abordagem referencial. Abordagem mentalista . Papéis temáticos
Objetivo geral: situar a semântica como parte de uma teoria lingüística geral e explicitar suas tarefas; apresentar, discutir e trabalhar com as noções semânticas fundamentais a partir de diferentes modelos.
Conteúdo programático: unidades e subunidades
1.Introdução à semântica
1.1 O sentido e a linguagem
1.2 A semântica enquanto disciplina lingüística
1.3 O objeto da semântica
2. Semântica da referência
2.1 Sentido e referência
2.2 Acarretamento e pressuposição
2.3 Sinonímia e paráfrase
2.4 Antonímia e contradição
2.5 Ambigüidade
2.6 Anomalia, dêixis e anáfora
2.7 Relações de escopo
3. Abordagem mentalista
3.1 Protótipos e metáforas
4. Papéis temáticos
_______________________________________________________________________________________________________
Metodologia
Aulas expositivas, discussões temáticas, trabalhos individuais e em grupo para resolução de questões explorando temas semânticos.
_______________________________________________________________________________________________________
Avaliação
Formativa e somativa: questões de trabalho; protocolos de leitura; elaboração de resumos; resolução de exercícios; verificação escrita.
_______________________________________________________________________________________________________
Bibliografia
CANÇADO, M. Manual de Semântica. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2005
ILARI & GERALDI. Semântica. São Paulo: Ática, 1985.
GUIMARÃES, E. Os limites do sentido: um estudo histórico e enunciativo da linguagem. São Paulo: Pontes, 2002.
MÜLLER, A.L. & VIOTTI, E. Semântica formal. In: FIORIN, J.L. (ORG.). Introdução à lingüística II – Princípios de análise. São Paulo:Contexto, 2003.
OLIVEIRA, R. Semântica Formal: uma breve introdução.Campinas: Mercado das Letras, 2001
Querida Moara:
ResponderExcluirTraçamos como objetivos para esta monitoria: propiciar aprofundamento teórico em Semântica e práticas em atividades docentes, bem como colaborar na realização de atividades teórico-analíticas em classe e extraclasse para uma consolidação teórica e habilidades interacionais para o futuro exercício docente. Você os cumpriu com eficiência, parabéns!